quarta-feira, 21 de março de 2012

Fenômenos Químicos e Fisicos

                                                       E.E.Adventor Divino de Almeida

Campo Grande,21 de março de 2012

Nome:Paula Agostinho nº 27 série:9º B Turno:Vespertino       Profª Carol  Matéria:(ciências)

 

Fenômenos Químicos

Um fenomêno químico acontece quando há uma alteração na estrutura atômica dos elementos envolvidos (na maioria das vezes irreversível). Por exemplo, a combustão. Um comburente (pode ser gasolina, álcool, etc) é combinado com oxigênio (O2) gasoso, liberando calor e produzindo um óxido. Os óxidos gerados mais comuns são o CO, CO2, H2O, etc. Alguns exemplos de fenômenos quimicos:
- Combustão (queima)
- Ferrugem (o ferro reage aos poucos com o oxigênio, causando oxidação)
- Fotossíntese (a planta captura CO2 da atmosfera e o transforma em seiva, liberando O2)
- Digestão (ácidos (HCl, por exemplo) presentes no estômago  destróem as moléculas de alimento)
Evidências de uma reação química:
- liberação de gás após a mistura dos reagentes
- formação de um sólido/liquido/gasoso após a mistura de reagentes (por exemplo, mistura-se dois reagentes liquidos e uma parte deles se transforma em sólido)
- mudança de cor dos reagentes
- mudança de temperatura

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reacção química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

Características

Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação se manifestam macroscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. De fato, essas leis, no modelo atômico de Dalton, se justificariam pelas leis de conservação acima explicitadas e pelo fato de os átomos apresentarem valências bem definidas. Ao conjunto das características e relações quantitativas dos números de espécies químicas presentes numa reação dá-se o nome de estequiometria.
Deve-se salientar que uma ligação química ocorre devido a interações entre as nuvens eletrônicas dos átomos, e que então reação química apenas envolve mudanças nas eletrosferas. No caso de ocorrer mudanças nos núcleos atômicos teremos uma reação nuclear. Ao passo que nas reações químicas a quantidade e os tipos de átomos sejam os mesmos nos reagentes e produtos, na reação nuclear, as partículas subatômicas são liberadas, o que causa redução de sua massa, sendo este um fato relacionado à existência de elementos isóbaros, isótonos e isótopos entre si.
Um exemplo de uma reação química é (ambos os regentes em solução aquosa):
NaCl + AgNO3 NaNO3 + AgCl
Nesta reação química, ao passo que o NaNO3 permanece em solução, formou-se uma ligação entre a prata (Ag) e o cloro (Cl) o que resultou em um produto sólido de cloreto de prata (AgCl), pode-se então dizer que houve uma reação química.


                                                    Fenômenos Físicos

 Os fenômenos físicos são aqueles onde as propriedades da matéria não se alteram (ponto de fusão, ebulição, etc), e onde não haja mudança na sua constituição atômica: derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açucar em água, são fenômenos físicos, pois mantém suas propriedades intactas, bem como a composição química. No caso da dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evaporar, esses íons e ânions vão se juntar novamente e reconstituir o sal. A evaporação é um fenômeno físico, pois com a ação da luz solar, os átomos que constituem a água (H2O) vão ficar com um maior estado de agitação, causando a sua separação e a consequente evaporação. Em uma pressão maior, seria necessário muito mais energia (calor, luz solar) para causar essa separação. Não há qualquer alteração nas propriedades do elemento, e o precesso é reversível.
Fenômeno físico é toda transformação da matéria que ocorre sem a formação de novas substâncias.

 Exemplos

  • O fogo
  • A fusão do gelo
  • A ebulição da Água
  • O acender de uma lâmpada, entre outros...
  • Cortar o papel com uma tesoura
  • Copo que quebra;
  • Água oxigenada que borbulha ao entrar em contato com um ferimento.

 Explicação

São os que se relacionam com a luz, o som, o magnetismo, a eletricidade etc. Eles não alteram a composição nem as propriedades químicas das substâncias